Crtl + Chup

Internet - local comum onde os registros, direitos e afins vem abaixo. Já vi muitas cópias descaradas de ilustrações, uso de fotos (mesmo com "marca d'agua"), cópia de fontes de produtos famosos, enfim....o uso desenfreado de itens com direitos autorais. Trabalho com imagens, sou Designer, e sei bem como é ter que fazer algo e a inspiração não aparecer, mesmo depois de voltas no quarteirão e muitos cafezinhos, confesso que ver um trabalhinho aqui e outro ali....inspiram muito a gente. Eu mesma já passei por vários momentos de "preciso pesquisar algo feito mais ou menos assim..." ou "vou fazer uma pesquisa de repertório sobre o assunto X". Porém todos sabemos que no mundo nada se cria tudo se copia, o que é bom e ruim, podemos ter remakes fantásticos, mas também temos os catastróficos, só que é um remake, você pega algo como base e transforma aquilo conforme as suas influências, gostos, acrescenta-se mais itens de linguagem, outra forma, outra estética...enfim...colocamos um pouco do que somos naquilo que vamos modificar. A maioria dos trabalhos de um designer ou artista mesmo que muito sutilmente tem aquele Q....aquela marca que faz com que algumas pessoas reconheçam que aquela obra é sua, seja pelo traço mais infantil de uma ilustração, uma assinatura escondida, a utilização de uma forma comum, cores que se repetem em todos os quadros....nao importa. Hoje eu me deparei com uma coisa medonha...e olha que já vi MUITO, mas MUITO trabalho mal feito na internet...poderia fazer uma lista imensa sobre isso....mas eu estou tão passada....que simplesmente não consigo organizar as idéias. Cheguei em casa à noite e vi que tinham muitos RT's no Twitter de dois links....claro, na hora cliquei pra ver qual é a bomba do momento, para o meu espanto, fui surpreendida com a "chupinhação" mais absurdamente tosca que eu já vi em vida (dentro dos meus 28 anos, claro), o site da Casa das Alianças, apresenta uma imagem de uma mocinha com vestido brilhante e sacolinha na mão PORÉM.....essa mesma mocinha de vestidinho reluzente, toda serelepe segurando suas comprinhas de natal.....TAMBÉM pode ser vista aqui, no site do O Boticário. Não estou aqui pra defender quem copiou quem ou quem fez primeiro que quem, isso é OBVIO e qualquer pessoa pode perceber isso (até eu com 2 graus de astigmatismo enxerguei sem óculos a essa hora da noite). O negócio é, que pra mim isso além de falta de carater é principalmente falta de competência, o que é pior. É o bendito problema que me envergonha, o jeitinho...esse bendito jeitinho brasileiro que me mata do coração. Estudar para que? Ser criativo para que? Temos tuuuuuuudo dando sopa na internet, não é mesmo?! Fiquei indignada sim, não sei se isso é passível de processo, sinceramente não sei...só acho RIDÍCULO fazer algo tão "na caruda" assim. Sabemos que existe muita "micreiragem" espalhada por ai, tenho respeito por todos, profissionais ou não, até por que, eu assim como muitos acabamos por aprender na raça e sozinhos com muitos tutoriais e suor na testa como se mexe no programa A ou B. Mais isso pra mim foi o fim, o verdadeiro "fim da maionese". Designers do Brasil, Mundo e Galáxia, haja força na peruca, hein?! Ao ver as imagens não se sintam envergonhados em querer "correr para as colinas"...

Em Tempo: A imagem no site sumiu?! não tem problema eu dei um print pra nunca mais esquecer como é que NÃO se faz!!! 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

3 Response to "Crtl + Chup"

  1. Nina Parreiras says:
    26 de novembro de 2009 às 09:33

    Pior que esse padre da Casa das Alianças é muito tosco ahahaha.

    Não dá mesmo pra saber quem copiou quem primeiro, mas tenho uma suspeita, pelo tamanho da imagem em um site e outro. Diminuir foto é fácil, aumentar sem perder qualidade é quase impossível. Percebeu quão tosco está o nome da 'casa das alianças' na sacola? visivelmente foi passado um brush ali vermelho pra tapar o nome do boticario, e colocaram torto sem perspectiva o da 'casa'. Tudo OVER tosco. É de foder

  2. Unknown says:
    26 de novembro de 2009 às 18:08

    O pior - além da "licença poética" (tô tentando ser fino) mal feita - é saber que tem chefes que apelam pra esse tipo de prática pra economizar tempo (segundo eles alegam) e dinheiro (afinal, pessoas que sabem criar é OUTRO patamar profissional).

    Play them off keyboard cat!!!

  3. fellini? says:
    7 de maio de 2010 às 11:02

    uó. e ainda tosco!

Postar um comentário